Pichardo Ganha Prata nos Europeus, Díaz Alcança a Terceira Melhor Marca da História
Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de prata no Campeonato Europeu de triplo salto, apesar de ter batido o recorde nacional com um salto de 18,04m. A glória máxima foi para Jordan Díaz, de 23 anos, que impressionou ao saltar 18,18m, marcando a terceira melhor distância da história!
Pichardo, que era o favorito, viu-se superado pelo jovem cubano Díaz. Outro português em destaque, Tiago Pereira, mostrou grande forma ao saltar 17,08m. Pereira esteve em 3.º lugar até ao último salto, mas foi ultrapassado por Thomas Gogois, que conseguiu 17,38m, batendo o seu recorde pessoal e garantindo a medalha de bronze.
Pichardo começou a competição com um salto de 17,51m, ficando atrás de Díaz, que iniciou com 17,56m. Na sua segunda tentativa, Pichardo alcançou um notável salto de 18,04m, estabelecendo um novo recorde nacional. Contudo, Díaz melhorou consistentemente: 17,82m, 17,96m e finalmente 18,18m na quinta tentativa. Sentindo-se seguro com a sua marca, Díaz decidiu não fazer o último salto, após ver Pichardo não conseguir ultrapassar os 18 metros na sua última tentativa.
Pichardo ainda teve duas oportunidades para recuperar o primeiro lugar, mas os seus saltos seguintes de 17,47m e 17,92m não foram suficientes. Assim, o campeão olímpico português teve que se contentar com a prata, enquanto Díaz celebrou a sua vitória com uma das melhores marcas de sempre no triplo salto.
Este resultado deixa claro que, apesar de Pichardo ter tido um desempenho extraordinário, a competição está cada vez mais intensa e a qualidade dos adversários é altíssima. Com este nível de competição, os atletas portugueses demonstraram a sua capacidade de estar entre os melhores, deixando uma forte impressão para futuras competições.