Governo Português Solicita Desembolso de 713 Milhões de Euros do PRR e Planeia Comemorações dos 40 Anos de Adesão à CEE
Durante um encontro com a comunidade portuguesa em Zurique, Suíça, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro anunciou que o Governo submeteu à Comissão Europeia o pedido para o desembolso do terceiro e quarto pagamentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), somando 713 milhões de euros.
Montenegro destacou que este pedido estava pendente de algumas decisões legislativas, que foram cumpridas nos últimos 60 dias desde que o Governo assumiu plenas funções. “Quero partilhar convosco que, ontem à noite, submetemos à Comissão Europeia um pedido para o desembolso do terceiro e quarto pagamentos do PRR, no valor de 713 milhões de euros”, afirmou.
Comemorações dos 40 Anos da Adesão à CEE
No mesmo encontro, o Primeiro-Ministro anunciou a criação de uma comissão para organizar as comemorações dos 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), ocorrida a 12 de junho de 1985. Este anúncio foi feito no dia em que se completam 39 anos desde a assinatura do tratado por Mário Soares e Rui Machete.
“Estamos a entrar no ano que nos levará a evocar os 40 anos da adesão. Iremos constituir uma comissão para programar estas comemorações, avaliar este percurso e envolver os portugueses neste projeto”, declarou Luís Montenegro.
Encontro com a Comunidade Portuguesa na Suíça
A visita a Zurique foi a última etapa de uma deslocação de dois dias à Suíça, para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada em conjunto com o Presidente da República. O evento em Zurique terminou com um concerto de música clássica por jovens músicos portugueses residentes na Suíça.
Durante o encontro, Montenegro elogiou o Presidente da República pela iniciativa de comemorar o Dia de Portugal tanto em território nacional como no estrangeiro. “Tem sido um privilégio nestes dois dias poder encontrar tantos compatriotas. Vale a pena ter esperança e, ao olharmos para o vosso exemplo, acreditamos que seremos capazes de dar respostas que os portugueses ambicionam nos próximos anos”, afirmou.
Antes de Zurique, o Primeiro-Ministro esteve em Berna, onde se reuniu com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, para reforçar as relações bilaterais entre Portugal e Suíça.
Este anúncio e os planos para as celebrações refletem o compromisso do Governo em impulsionar o progresso de Portugal através de significativos investimentos e comemorações que destacam marcos importantes na história do país.